2023 - claudioloes

Cláudio Loes
Ir para o conteúdo

2023

Efemérides
Efemérides,   conforme o Dicionário Houaiss "livro, agenda em que se relacionam os acontecimentos de cada dia; diário"
e o Dicionário Aurélio, um "diário, livro ou agenda em que se registram fatos de cada dia".
Para replicar, parte ou todo desta página e de todo o site é preciso consentimento, autorização, permissão por escrito do autor.
Meditações... 20/08/2023
Apesar do pesar e sofrimentos destes tempos insensatos e medíocres em todos os sentidos, descubro que não esquecer de ser estoico é o que resta afinal de contas. Então, vale o uso da razão, saber pensar e acreditar que outros também pensam e seguem sua vida. Não tenho controle sobre nada, somente a minha vontade. A minha amante Intuição, acompanhada de Ondina, nas suas várias manifestações corpóreas da atualidade, é a pedra angular que os construtores rejeitaram. E seguirei assim, procurando a sabedoria e fazendo da pedra rejeitada uma pedra preciosa única, da qual todos se orgulharão um dia, mesmo que somente após a morte como diz a poetisa Alva Rubra. Muitas risadas, depois de 100 anos caímos no esquecimento, e  só resta mesmo este instante, quando sonho acordado, escrevendo para minha amiga do coração, poetisa Cleusa Piovesan,  um desejo, continuar sendo só aquilo que sou, nem um pouco a mais ou a menos. Se imperfeito não importa, importa o caminho, o processo, entre aqui e o meu final como vivente.

Só o tempo... 19/07/2023
Poderá testemunhar o que muitos esquecem sobre o aprendizado do passado. Todo ditador começa querendo extirpar um mal pela raiz. Tudo o que não presta deve ser eliminado em nome de um processo civilizatório, um viver numa sociedade democrática e outras tantas coisas boas. Tudo bem se aqui e ali tiver algum excesso, afinal, era para o bem de todos. Quem não gostaria de viver melhor? Todos almejam isso. Existe, porém, um grande problema, a civilização se perpetua, a sociedade evolui e o ditador um dia desaparece. Porque a busca por poder vai aumentando e os ditadores ao redor do mundo vão disputando quem pode mais. Os mais ignorantes entram no jogo dos mais fortes. Funcionam como uma espécie de leva e traz os recados das causas mais nobres. Quanto engano e quanta perseguição injusta. Se tiver alguma dúvida é só voltar na história e ver para onde as pessoas correram quando caiu o muro de Berlim. Será que as pessoas são tão ignorantes e vão correr para o lado do ditador, daquele que oprime? Um refugiado vai de onde para onde? Se um país com governo ditatorial é tão bom, lindo, belo e esplendoroso, por que as pessoas não estão se mudando para lá? Só o tempo para dizer quem terá razão. Até aqui todos os ditadores sempre caíram.

Tóxico. 03/07/2023
A palavra de origem latina tem seu significado “veneno em que embebiam as setas”. Isto é, serva para matar o adversário. Dando um salto para os dias atuais, não é mais preciso sair por aí com setas envenenadas. Basta ser o próprio veneno e este é muito fácil para ser obtido por algumas pessoas. São pessoas literalmente tóxicas e que só sabem ver o lado obscuro, ruim de tudo. Elas ainda se vangloriam disso dizendo que tem os pés no chão. Difícil conviver com pessoas assim. Talvez só mesmo acreditando que o céu existe. Ou então aumentando o nível de distanciamento saudável. Quando não é possível, uma solução é lembrar sempre de diminuir a quantidade de informação dada para uma pessoa tóxica. Penso que existe uma relação muito próxima entre a matéria prima, informação, e a produção do veneno.

Onde está a Justiça? 19 06 2023
Nas últimas eleições votei para o Deltan, o nome dele estava na lista de elegíveis no dia das eleições em 2022. Resultado, ele foi o mais votado no estado do Paraná. Depois de diplomado e já exercendo seu mandato ele perdeu o mesmo porque supostamente teria processos administrativos no futuro da época em que foi procurador.
Eu votei no Deltan, você pode dizer que voltei mal, e respeito sua opinião. No entanto, todavia, no dia das eleições o nome estava lá e eu não votei para o deputado que assumiu no lugar dele.
Fica a minha pergunta. Onde está a justiça? Meu voto foi transferido para alguém em quem não votei. Ninguém vai fazer nada a respeito porque por estas bandas vale o poder de quem chegou lá para satisfazer seu pequeno...

Os trouxas sempre pagam a conta. 07/06/2023
O presidente eleito em 2022 teve apoio de 60.345.999 eleitores nas urnas. Agora é anunciado um programa para refinanciar os devedores e que estes possam voltar ao consumo sustentável. Serão beneficiados diretamente em torno de 30 milhões, podendo chegar a 70 milhões de pequenos devedores. O Bolsa Família beneficiou em torno de 20 milhões de famílias em maio deste ano de 2023. Enquanto isso pagamos a conta. Os descontos de aposentados que contribuíram por anos para ter direito, os impostos de quem trabalha, de quem paga suas contas em dias e que não gasta além do que pode honrar, só aumentam. Dá para deduzir quem elegeu o presidente? Ele não teve meu voto e o seu programa de governo não tinha nada sobre melhorar a vida de todos.

Triste silencio. 29/05/2023
Ditador é ditador e pronto. Quem acolhe ditador é porque gosta e quer ser. Ou será que alguém é tão ignorante e não enxerga?
No passado já tivemos promessa de refinaria para se fazer de bom. Basta olhar a fronteira nos últimos anos para saber o que acontece. Para qual lado vão os habitantes de um país governado por um ditadorzinho barato. As pessoas vão para o lado onde, mesmo sendo estrangeiro, terão liberdade de escolha, oportunidade profissional etc.
No momento estamos numa grande encruzilhada, se for protestar contra a presença de um ditador, e de tantos outros que já vieram e que ainda virão, apadrinhados pelo camarão pomposo, o risco é de ser preso. Afinal, quem é contra a vontade do “povo” que elegeu a volta da bandidagem a nível nacional, é gente da pior espécie e deve ser presa.
Quem trabalha, dá duro na vida, irá descobrir que vale oficialmente menos que bandido na cadeia quando for se aposentar.
Sigo como a música do Zé Ramalho, “... tô vendo tudo, tô vendo tudo. Mas fico calado, faz de conta que sou mudo...”

A cegueira. 17/05/2023
Construída ao longo de décadas torna difícil opções outras além da mesmice propalada pelo p dos p. Ele mesmo, o ladrão que foi preso, condenado e depois solto porque foi preso na casa do vizinho, para onde fugiu quando ouviu a sirene dos bombeiros, e não na sua residência. Um erro que não poderia ter acontecido. Ladrão bom é ladrão esperto, corrompe tudo e todos. Amordaça, ameaça, faz de tudo para ser camarão emplumado.
Um dia tudo cansa é preciso um ato de fé e coragem para ser aquilo que se é. Percebo que a cegueira chegou até mim também. Diante de tanta ignorância, a vontade também diminui. Para cada um que for falar não irá adiantar. E assim covardemente vou fazendo parte da turma dos cegos e covardes.
Toda essa cegueira pelo ladrão máximo terá um preço cada vez mais alto a ser pago. Razões vão desaparecendo e se for dizer algo será rotulado de “fake news”. Afinal, somos tão ignorantes que adoramos dar nomes em inglês para valorizar a nossa notícia falsa. Bem, sou eu mesmo que estou falando de mim e digo que estou cego como essa multidão que tenta sobreviver conforme o possível.
Antes que esqueça, jogaram meu voto no lixo e não tem nada que eu possa fazer. Se você chegou até aqui e está em situação parecida gostaria de poder trocar uma prosa. Saber que dois cegos ainda podem dialogar e buscar outro caminho possível.

Na calada da noite. 15/05/203
Um sussurro no bar, todos se foram porque o frio era extremo. Alguns poucos ainda pediram mais um drink para se aquecerem na volta para casa. Na mesa do fundo, na luz quase sumindo, um rapaz ficava ali com meio copo na sua frente.
Os amigos do balcão decidiram ir lá e fazer companhia. Pediram licença e o rapaz disse que sim. Curiosos, perguntaram para ele se poderia atender e dizer sobre o que tinha pensado durante toda a noite em que ali estava. A música tinha sido boa e a casa cheia de gente.
O rapaz olhou com serenidade e disse que poderia dizer, mas teria que ser muito discreto e ninguém poderia repetir o que ele fosse dizer. Acordo aceito, ele prosseguiu.
Já vi muitas coisas nestes meus séculos de existência breve, só nunca pensei que fosse me calar um dia. Dizer o que eu quero dizer. Emitir minha opinião e torná-la pública. Mais pública do que os assaltos aos cofres públicos, a roubalheira que aqui e ali são tramadas e acontecem de modo a não serem descobertas.
Devo dizer para vocês que me sinto vivendo “A Ovelha Negra” de Ítalo Calvino ou “1984” de George Orwell.
Pense um pouco, se nossa comunicação é o que nos torna mais humanos, porque conhecemos e nos damos a conhecer, como pode um ser humano aceitar que outro diga o que pode e o que não pode ser dito?
Todos os que querem dizer o que posso dizer ou não, se é verdade o que digo ou não, serão sempre os maiores safados e canalhas que podem existir.
Um dos amigos interveio e disse: muitas pessoas espalham informações de outros por aí. Fazem cópia e redistribuem sem nem saber ao certo do que se trata. Isso não seria ruim?
Claro que seria, respondeu o rapaz. E tenho até uma ideia para diminuir isso. Diminuir a replicação de postagens no geral. Quem quiser emitir a sua opinião tem que ser por escrito e devidamente assinado. Replicar por replicar deveria ser diminuído ao máximo. Mas, sempre existe um mas... as empresas de comunicação, de produção de conteúdo, e tantas outras iriam reclamar. Muito do tráfego diminuiria e por aí vai. Sem esquecer que dá para produzir material pagando uma Inteligência Artificial para desenvolver. Enfim, problemas existem muitos, mas querer dizer que eu não posso dizer é inadmissível.
Vou pedir que nunca passem minhas opiniões para outros porque elas não seriam as vossas. Podem pegar e escrever as suas opiniões e divulgar, serei o primeiro a defender vosso amplo e irrestrito direito de dizer o que pensam.
Enfim, meu copo já secou e vou deixar uma ficção para pensarem.
O cardume se reuniu com o molusco emplumado e decidiram enfrentar o tubarão. Tiveram grande êxito com o primeiro, com o segundo e todos os outros. O cardume foi crescendo e cada vez necessitava de mais recursos. Tudo ia até que um dia começou a faltar alimento e os indivíduos foram reclamar com o molusco emplumado. Afinal, foi ele quem deu a ideia de enfrentar os tubarões. Ele nem tomou conhecimento, ficou escondido na multidão. Os indivíduos começaram a se devorar uns aos outros. Sobraram algumas centenas no final, que mal e mal conseguiam se esconder dos tubarões. Levavam uma vida pacata e nunca mais ouviram falar do molusco emplumado. Quando alguém lembrou do conselho de enfrentar os tubarões um deles gritou alto. Nada de seguir conselhos moles, vamos manter nossa união e o tubarão não vai tentar muito nos enfrentar. Resistiram sempre em cardume, alguns poucos eram engolidos pelo tubarão, mas a estratégia era mais eficiente do que sair a luta e enfrentar. Muitas e muitas vezes é melhor conservar bem tudo o que se aprendeu, se deixar de lado as novas ideias. Porque um dia as novas de hoje que darão resultado amanhã também precisarão ser conservadas para o bem de todos.

Democracia de muleta. 04/04/2023
No Brasil o voto é obrigatório e principalmente para quem for atuar no serviço público. Isto é, elegemos nossos representantes do Legislativo e do Executivo no nível federal, estadual e municipal. Depois das eleições é que começam os problemas.
O governo eleito, Executivo, nomeia eleitos do Legislativo para servirem nas mais diversas posições tidas como necessárias para a governabilidade. A vaga aberta no legislativo é assumida pelo suplente, alguém que deveria assumir em último caso por algum problema grave do eleito.
Perceba, aquele que foi eleito para o Legislativo que além de discutir e fazer as leis é o fiscalizador do Executivo agora está do lado de lá do balcão. Ele passa a atuar defendendo o chefe do Executivo. Assim, não temos de fato uma democracia porque uma possibilidade como essa joga contra um sistema democrático.
Ou será que as pessoas quando escolhem e votam para o legislativo já sabem que será tudo mais do mesmo? Penso ser uma grande falha, quem foi eleito para o legislativo não pode ser nomeado para o executivo dentro do mandato para o qual foi eleito, nem mesmo com a renúncia.

Ler a Constituição sempre fará bem. 31/03/2023
Uma sugestão para todos os dias de nossa convivência como brasileiros em todo o território nacional. Separei por motivos óbvios o Artigo 220 . Boa leitura.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
§ 3º Compete à lei federal:

I - regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada;

II - estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

§ 4º A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.
§ 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
§ 6º A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.

Liberdade de expressão. 30/03/023
Todos temos a liberdade de expressão, ninguém pode calar o outro, cada um tem a capacidade de pensar e dizer o que quiser. Ponto final, porque não dá para engolir a regulação da liberdade de expressão, a censura prévia do que pode ou não ser dito. Até aqui penso que todos concordam e se não concordarem fiquem atentos, poderão ser os próximos a ter sua liberdade cerceada.
Até onde vai a minha liberdade? Ela vai até onde começa a liberdade do outro, uma sabedoria popular antiquíssima. Assim, se dou a liberdade para o outro se manifestar o contrário também deve acontecer, evitando assim o monólogo, o discurso vazio sem a interação entre o emissor e o receptor.
E a liberdade na sociedade? Ela continua existindo como na liberdade individual. Aqui estou escrevendo o que penso e são palavras que estou usando. Se alguém sentir que minhas palavras a favor da liberdade são prejudiciais para o contexto social, ou mesmo pessoal, basta procurar as leis que regem socialmente nosso contrato de convivência e por fim me processar.
Tudo isso, até aqui exposto, é muito claro numa sociedade livre. Porém, vejo grande insistência pelos detentores do poder para regularem a liberdade de expressão. Querem impor a força a ditadura de mais estado que irá dizer o que posso dizer ou não. Ora, ora, vamos e convenhamos, se alguém ou um grupelho ditatorial querem regular a minha liberdade de expressão ela deixará automaticamente de ser livre. Fica assim, implantando uma ditadura sem armas e que coloca todos à mercê dos caprichos destas. Uma ditadura que diz em belos discursos que sabe melhor do que eu como devo viver e ser aquilo que sou.
Só posso concluir, dizendo que sou contra toda e qualquer censura prévia ou regulação da liberdade de expressão que eu e todas as pessoas tem. Se você não concorda, sinto muito, f...

As leis no planeta NRD - 02/02/2023
O planeta dos eneredianos é fortemente institucionalizado, com leis saindo pelos bueiros das ruas. São leis, interpretações das leis, numa teia que beira o caos. Antes de iniciar qualquer atividade um enerediano precisa contratar aquele que entende das leis. Ou melhor, aquele que muito bem conhece as leis para saber onde estão as brechas, as falhas, para aí ganhar seu sustento. É uma briga que quanto mais ganancioso o camarada, maior é a necessidade de bons intérpretes de leis e dos possíveis desdobramentos.
Não é por acaso que os intérpretes especializados em crimes são os mais bem pagos. Vão fazendo fama na medida que exploram o caos das leis e dia após dia entram com mais um recurso para deixar o cliente solto, e claro, atuando mais forte ainda.
Como são muito institucionalizados é fácil se tornar um ditador nesse planeta sem o ser de fato. Pode estar disfarçado num julgador incapaz, mas que sabe manobrar muito bem toda a máquina institucional. O negócio beira o absurdo inexpugnável do passado, quando aqui na Terra, numa cidadezinha, o prefeito, o padre, o delegado e o juiz eram a mesma pessoa. Diziam que era falta de pessoas aptas e a altura para as funções. Ufa! Ainda bem que não é mais tão assim, só um pouco, aqui na Terra.
Outro dia até pensei em convidar um eneridiano para que viesse visitar, mas depois pensei na máxima da série Jornada nas Estrelas, não interferir na evolução seja lá de quem for. Um convite que ficará para mais tarde. Afinal, se a visita viesse por estes lados teria um agravamento do caos das leis no planeta NRD.

Notícias do planeta NRD - 17/01/2023
O tempo nebuloso e fortes tempestades impede toda e qualquer comunicação. Estamos recebendo mais ruídos nas transmissões o que não deixa de ser um alento. No planeta NRD não é permitido o armazenamento, cópia da informação ou da notícia. É uma involução tecnológica e não existe armazenamento de nada. Os servidores clandestinos que por acaso ainda existam são procurados e desmontados. Assim, a informação é passada de usuário a usuário e o governo central transmite as informações para os habitantes durante todo o dia e toda a noite. Existe muita confusão por esse motivo e para nós que capturamos mensagens do espaço ficará sempre a dúvida se o planeta de fato existe, se não resta dúvida.

Liberdade de expressão? O que é isso? - 18/01/2023
Alguém falou sobre ter liberdade de expressão. Todos olharam estranhamente e não sabiam o significado de “liberdade de expressão”. Alguém um pouco mais sério foi procurar as palavras no dicionário e descobriu que ambas não estavam lá. Como estava proibido criar palavras no planeta NRD, todos saíram em silêncio e alguém desapareceu naquela noite.
Voltar para o conteúdo